Confira o significado dos termos mais utilizados no marketing digital:
- Todos
- -
Alt text (texto alternativo)
Importante para o SEO, é um termo utilizado para informar aos mecanismos de busca qual a informação contida em uma imagem.
Analytics
Geralmente utilizado para referenciar uma atividade ou ferramenta/software ou similar, capaz de criar dashboards a partir de bases de dados para análise de informações.
Athex
Agência de marketing de Santa Catarina, especializada em estratégias avançadas de inbound marketing.
Automação de marketing
Automatizar envios e tarefas de marketing utilizando softwares especializados, como disparo de e-mail marketing ou segmentação de leads.
Base de leads
É uma base de dados que contém contatos de pessoas, como nome, e-mail, número de telefone, endereço, entre outras informações de perfil, além de dados como origem de conversão, interesses, etc.
Blog
Uma espécie de site ou parte de um site institucional que contém conteúdos em textos, imagens e vídeos.
CAC
Sigla para Custo de Aquisição de Cliente, análise feita para entender qual é o custo médio de cada cliente convertido, considerando todos os gastos com marketing e vendas. É calculado com os gastos totais divididos pelo número de clientes obtidos em determinado período.
Chatbot
Software que utiliza uma programação de respostas para interagir automaticamente com o público em diferentes canais de comunicação, como WhatsApp, Instagram, Site, etc.
Ciclo de venda
Tempo médio que uma empresa possui para fechar uma venda, considerando o momento em que houve o primeiro contato entre empresa e cliente, até o momento da transação ou assinatura do contrato.
CPA
Sigla para Custo Por Aquisição, ou custo por conversão. Indica o custo médio por cada conversão realizada em uma campanha de mídia paga, calculado pelo gasto total dividido pela quantidade total de conversões.
CRO
Sigla para Conversion Rate Optimization, processo de otimização de site ou landing page para aumentar a taxa de conversão de visitantes para leads.
GEO
O Generative Engine Optimization (GEO), ou Otimização para Motores Generativos, é uma estratégia que visa tornar o conteúdo de uma marca relevante para assistentes de IA, como ChatGPT e Perplexity.
Gestão de Tráfego
Gestão de tráfego (ou tráfego pago) é o processo de planejar, implementar e otimizar estratégias para atrair visitantes qualificados a um site ou plataforma digital, utilizando canais pagos e orgânicos para maximizar conversões e resultados.
ICP
Sigla para Ideal Customer Profile (Perfil Ideal de Cliente). Mais utilizado no mercado B2B, indica qual é o perfil ideal que uma empresa busca para prospectar como cliente, considerando características como quantidade de funcionários, faturamento, nicho de mercado, região, entre outros.
LTV
Sigla para Lifetime Value, ou o valor gerado por um cliente ao longo do tempo. É uma métrica muito utilizada para modelos de negócios com receita recorrente (MRR). Saiba mais aqui sobre LTV →
NPS
Sigla para Net Promoter Score. É
é uma métrica utilizada para medir a satisfação e a lealdade dos clientes em relação a uma empresa, produto ou serviço. Criada por Fred Reichheld, Bain & Company e Satmetrix em 2003, o NPS é obtido por meio de uma pergunta simples:
“Em uma escala de 0 a 10, qual a probabilidade de você recomendar nossa empresa/produto/serviço a um amigo ou colega?”
Outbound
Captação ativa de clientes através de ligações, envios de mensagens de WhatsApp ou e-mail marketing e visitas presenciais.
Persona
Representação semifictícia do cliente ideal, baseada em dados demográficos, comportamentais e outras informações relevantes.
Remarketing
Também chamado de Retargeting, é uma estratégia de marketing que envolve a segmentação de anúncios para usuários que já visitaram seu site ou interagiram com sua marca.
PPC
Sigla para Pay-Per-Click, modelo de publicidade online onde os anunciantes pagam uma taxa cada vez que um de seus anúncios é clicado.
ROI
Sigla para Return on Investment, ou Retorno sobre o Investimento. Métrica que mede a eficácia de um investimento, calculando o retorno obtido em relação ao custo.