Ir para o conteúdo
Athex Agência de Marketing
  • Home
  • Serviços
  • Sobre
  • Clientes
  • Blog
  • Contato
  • Home
  • Serviços
  • Sobre
  • Clientes
  • Blog
  • Contato

Glossário de Marketing Digital

Foto de Maurício F.
Maurício F.
CEO na Athex
  • Inbound Marketing
Termos de marketing digital

Aprenda tudo sobre PLANO DE MARKETING com o nosso Minicurso Gratuito

Inscreva-se

Confira o significado dos termos mais utilizados no marketing digital:

  • Todos
  • -
Alt text (texto alternativo)

Alt text (texto alternativo)

Importante para o SEO, é um termo utilizado para informar aos mecanismos de busca qual a informação contida em uma imagem.

Analytics

Analytics

Geralmente utilizado para referenciar uma atividade ou ferramenta/software ou similar, capaz de criar dashboards a partir de bases de dados para análise de informações.

Athex

Athex

Agência de marketing de Santa Catarina, especializada em estratégias avançadas de inbound marketing.

Automação de marketing

Automação de marketing

Automatizar envios e tarefas de marketing utilizando softwares especializados, como disparo de e-mail marketing ou segmentação de leads.

Base de leads

Base de leads

É uma base de dados que contém contatos de pessoas, como nome, e-mail, número de telefone, endereço, entre outras informações de perfil, além de dados como origem de conversão, interesses, etc.

Blog

Blog

Uma espécie de site ou parte de um site institucional que contém conteúdos em textos, imagens e vídeos.

CAC

CAC

Sigla para Custo de Aquisição de Cliente, análise feita para entender qual é o custo médio de cada cliente convertido, considerando todos os gastos com marketing e vendas. É calculado com os gastos totais divididos pelo número de clientes obtidos em determinado período.

Chatbot

Chatbot

Software que utiliza uma programação de respostas para interagir automaticamente com o público em diferentes canais de comunicação, como WhatsApp, Instagram, Site, etc.

Ciclo de venda

Ciclo de venda

Tempo médio que uma empresa possui para fechar uma venda, considerando o momento em que houve o primeiro contato entre empresa e cliente, até o momento da transação ou assinatura do contrato.

CPA

CPA

Sigla para Custo Por Aquisição, ou custo por conversão. Indica o custo médio por cada conversão realizada em uma campanha de mídia paga, calculado pelo gasto total dividido pela quantidade total de conversões.

CPC

CPC

Sigla para Custo Por Clique, indica o custo médio de cliques em um link de uma campanha de mídia paga. O cálculo é feito com o gasto total dividido pela quantidade total de cliques.

CPM

CPM

Sigla para Custo Por Mil impressões, indica o custo médio para cada mil impressões de anúncios em uma campanha de mídia paga. O cálculo é feito com o gasto total dividido pela quantidade total de impressões, multiplicado por mil.

CRM

CRM

Sigla para Customer Relationship Management, sistema de gerenciamento de relacionamento com clientes que ajuda a gerenciar interações com clientes atuais e potenciais. É mais utilizado para operações comerciais.

CRO

CRO

Sigla para Conversion Rate Optimization, processo de otimização de site ou landing page para aumentar a taxa de conversão de visitantes para leads.

Saiba mais sobre CRO →

CTA

CTA

Sigla para Call-to-Action, ou chamada para a ação. É um botão ou frase que indica uma ação a ser realizada em um canal digital, como site, e-mail, redes sociais, entre outros.

CTR

CTR

Sigla para Click Through Rate, indica o percentual de cliques por impressão em uma campanha de mídia paga. O cálculo do percentual é feito dividindo a quantidade total de cliques pela quantidade total de impressões do anúncio, multiplicado por cem.

Gatilho Mental

Gatilho Mental

No marketing digital, gatilhos mentais são utilizados para aumentar a persuasão para incentivar as pessoas a realizarem uma ação, utilizando diferentes técnicas escritas e visuais em conteúdos e vídeos. É um estímulo que provoca uma reação automática e subconsciente em uma pessoa.

GEO

GEO

O Generative Engine Optimization (GEO), ou Otimização para Motores Generativos, é uma estratégia que visa tornar o conteúdo de uma marca relevante para assistentes de IA, como ChatGPT e Perplexity.

Gestão de Tráfego

Gestão de Tráfego

Gestão de tráfego (ou tráfego pago) é o processo de planejar, implementar e otimizar estratégias para atrair visitantes qualificados a um site ou plataforma digital, utilizando canais pagos e orgânicos para maximizar conversões e resultados.

Saiba mais sobre gestão de tráfego →

Growth Hacking

Growth Hacking

Estratégia de negócios focada em experimentação rápida e criativa para impulsionar o crescimento.

Growth Marketing

Growth Marketing

Aplicação de Growth Hacking no marketing como abordagem orientada por dados e experimentação contínua para impulsionar o crescimento sustentável e de longo prazo.

ICP

ICP

Sigla para Ideal Customer Profile (Perfil Ideal de Cliente). Mais utilizado no mercado B2B, indica qual é o perfil ideal que uma empresa busca para prospectar como cliente, considerando características como quantidade de funcionários, faturamento, nicho de mercado, região, entre outros.

Saiba mais

Inbound Marketing

Inbound Marketing

Estratégia de marketing focada em atrair clientes através da criação de conteúdo relevante e experiências personalizadas para conversão em leads e qualificação de oportunidades de vendas.

KPI

KPI

Sigla para Key Performance Indicators, ou Indicadores Chave de performance. Estabelece quais são os principais indicadores de análise dentro de uma estratégia de marketing.

Landing Page

Landing Page

É uma página na internet que contém um formulário para conversão de leads.

Lead

Lead

Potencial cliente que demonstrou interesse em seu produto ou serviço através de uma ação, como preencher um formulário.

Lead scoring

Lead scoring

Método de classificação de leads baseado em sua probabilidade de conversão, utilizando critérios como comportamento e informações demográficas.

LTV

LTV

Sigla para Lifetime Value, ou o valor gerado por um cliente ao longo do tempo. É uma métrica muito utilizada para modelos de negócios com receita recorrente (MRR). Saiba mais aqui sobre LTV →

Marketing de Conteúdo

Marketing de Conteúdo

Estratégia de marketing focada na criação e distribuição de conteúdo relevante e valioso para atrair e engajar um público-alvo.

Material Rico

Material Rico

Conteúdo valioso e detalhado, como eBooks, whitepapers ou webinars, projetado para educar e engajar profundamente o público-alvo.

MQL

MQL

Sigla para Marketing Qualified Lead, ou lead qualificado pelo marketing. É quando um lead possui os critérios necessários para ser considerado qualificado e avançar no funil de marketing integrado com vendas.

NPS

NPS

Sigla para Net Promoter Score. É

é uma métrica utilizada para medir a satisfação e a lealdade dos clientes em relação a uma empresa, produto ou serviço. Criada por Fred Reichheld, Bain & Company e Satmetrix em 2003, o NPS é obtido por meio de uma pergunta simples:

“Em uma escala de 0 a 10, qual a probabilidade de você recomendar nossa empresa/produto/serviço a um amigo ou colega?”

Outbound

Outbound

Captação ativa de clientes através de ligações, envios de mensagens de WhatsApp ou e-mail marketing e visitas presenciais.

Persona

Persona

Representação semifictícia do cliente ideal, baseada em dados demográficos, comportamentais e outras informações relevantes.

Saiba mais sobre Persona →

Remarketing

Remarketing

Também chamado de Retargeting, é uma estratégia de marketing que envolve a segmentação de anúncios para usuários que já visitaram seu site ou interagiram com sua marca.

PPC

PPC

Sigla para Pay-Per-Click, modelo de publicidade online onde os anunciantes pagam uma taxa cada vez que um de seus anúncios é clicado.

Saiba mais sobre PPC →

ROI

ROI

Sigla para Return on Investment, ou Retorno sobre o Investimento. Métrica que mede a eficácia de um investimento, calculando o retorno obtido em relação ao custo.

SEM

SEM

Sigla para Search Engine Marketing. Estratégia de marketing que envolve a promoção de sites aumentando sua visibilidade nos resultados de busca através de publicidade paga, como Google Ads.

SEO

SEO

Sigla para Search Engine Optimization, ou otimização para mecanismos de busca. São ações realizadas dentro de um site, blog ou landing page para melhorar o posicionamento nos resultados de pesquisa de Google, Bing, Yahoo, entre outros similares.

SERP

SERP

Sigla para Search Engine Results Page. Página de Resultados do Motor de Busca que exibe os links mais relevantes em resposta a uma consulta de pesquisa.

Storytelling

Storytelling

Técnica de comunicação que utiliza narrativas envolventes para transmitir mensagens e conectar-se emocionalmente com o público.

Teste A/B

Teste A/B

Experimento que compara duas versões de um elemento para determinar qual performa melhor, como variações de criativos de anúncios, landing pages, títulos de e-mail marketing, entre outros.

Nenhum item encontrado
  • inboundmarketing
  • estratégia
  • performance
  • institucional
Índice

Conheça a Athex

Agência de inbound marketing especializada em estratégias de marketing, conteúdos e anúncios para empresas ganharem performance de geração de leads e oportunidades de vendas.

Nossos Serviços

Diagnóstico de Marketing por IA e análise estratégica da nossa equipe

Receba Gratuitamente

Iniciar Diagnóstico ➜

Leia também

Último clique no marketing

Esqueça o Último Clique e Foque na Estratégia dos 7 Impactos do Marketing

Continue lendo »
14/04/2025
Como gerar leads para e-commerce

Geração de Leads Para E-commerce: Conheça as Melhores Estratégias

Continue lendo »
08/04/2025
Converter leads

Os Segredos das Empresas que Convertem 3x Mais Leads

Continue lendo »
04/04/2025
Carregar mais posts
Athex Agência de Marketing

Agência de Marketing Digital em Santa Catarina

Agência Parceira RD Station nível Diamond
Agência Google Partner
MENU
  • Home
  • O que fazemos
  • Sobre Nós
  • Cases
  • Marketing Digital
  • Blog
  • Materiais Gratuitos
  • Contato
  • Trabalhe Conosco
  • Política de Privacidade
  • Indique a Athex
SERVIÇOS
  • Diagnóstico Completo
  • Inbound Marketing
  • Vendas
  • Gestão de Tráfego
  • SEO
  • Redes Sociais
  • Branding
  • Criação de Sites
  • Google Ads
  • Plano de Marketing
  • Consultoria
  • Marketing de Conteúdo
Instagram Linkedin Youtube Whatsapp
Receba nossas novidades:

Ao enviar este formulário, você declara estar de acordo com as diretrizes da Política de Privacidade da Athex Marketing Estratégico.

© 2025 Athex Marketing Estratégico

R. Fernando Ferreira de Mello, 128 – Bom Abrigo – Florianópolis/SC
23.208.591/0001-92 Athex Marketing Estratégico Ltda.

Athex
Online

Vamos conversar sobre o marketing da sua empresa? 👇

Ao enviar este formulário, você declara estar de acordo com as diretrizes da Política de Privacidade da Athex.