A utilização de landing pages dentro de uma estrutura de marketing digital é fundamental para atrair e converter visitantes em leads.
Se você deseja aumentar o volume de leads para gerar oportunidades de vendas, ter muitas páginas trabalhando a seu favor é um dos melhores caminhos para escalar seu negócio.
Você verá o que é uma landing page, quais seus fundamentos e as características que diferem uma página mediana de uma landing page de alta conversão, otimizando seu investimento no tráfego orgânico ou pago e aumentando resultados.
O que é uma Landing Page?
Definimos uma Landing Page como uma página web que tem como objetivo principal a conversão de visitantes em leads por meio de um formulário ou chatbot, capturando dados de pessoas e empresas para realizar um cadastro, inscrição ou criar uma base de contatos que se tornarão potenciais clientes.
Uma landing page é parte fundamental de uma estratégia de inbound marketing para empresas, visto que uma atuação completa de marketing digital precisa incluir a fase de conversão de leads, para então evoluir para etapas de qualificação de contatos para uma abordagem de vendas, envio de ofertas exclusivas para compra online, aquecimento para um evento, entre outros.
Diferenças entre Landing Page X Website
Também conhecida como página de destino ou de aterrissagem, a landing page tem algumas características que a diferenciam de um site. Veja a seguir as principais:
- Propósito: um site tem como principal objetivo ser um ponto de presença online de uma empresa, oferecendo informações abrangentes sobre a empresa, seus produtos, serviços e valores. Já uma landing page tem como único único objetivo fazer com que o visitante preencha o formulário;
- Estrutura: um site é muito amplo e possui diferentes páginas e seções, como “Sobre Nós”, “Produtos”, “Serviços”, “Blog”, “Contato” no menu de navegação. Por outro lado, a landing page tem uma estrutura limpa e direta ao ponto, minimizando distrações para direcionar o visitante à ação desejada;
- Conteúdo: as informações contidas em um site são diversificadas e com posicionamento mais informativo e educativo, já na landing page, a copy dos títulos e textos são mais persuasivos e especificamente criados para persuadir o visitante a realizar uma ação.
- Utilização: tanto o site quanto a landing page podem ser usados em campanhas de marketing. Contudo, o primeiro possui uma característica maior para presença online e SEO, já a segunda é mais utilizada em links estratégicos ou anúncios patrocinados.
Essas diferenças tornam as landing pages e os sites complementares dentro de uma estratégia de marketing digital, cada um desempenhando um papel crucial na jornada do cliente.
Quais os tipos de landing pages?
Existem diversos tipos de landing pages, cada uma para seu objetivo específico dentro do inbound marketing. Seguem alguns exemplos:
- Download de material rico: página com objetivo de oferecer um conteúdo exclusivo, como e-book, planilha, infográfico, entre outros similares, em troca dos dados do visitante. Esse tipo de landing page é muito eficaz para captação de leads de topo de funil, justamente pelo fato de ter um alto interesse do visitante no material ofertado;
- Webinars e Eventos: Páginas que promovem webinars ou eventos, onde os visitantes podem se inscrever para participar;
- Testes gratuitos: ofertas de testes gratuitos de software ou serviços, incentivando os visitantes a experimentar antes de comprar;
- Promoções e Descontos: campanhas promocionais específicas, onde os visitantes podem aproveitar descontos ou ofertas especiais;
- Agendamentos e Demonstrações: conduz o visitante a solicitar uma hora marcada com um representante da sua empresa para realizar a demonstração de um sistema, diagnóstico de pré-vendas, entre outros.
É importante destacar que existe uma diferença de criação de uma landing page conforme o objetivo e etapa na jornada do cliente. Uma página disponibilizada mais para o início da jornada (topo de funil), geralmente é mais simples e solicita menos informações no formulário.
Na medida em que criamos landing pages para etapas mais intermediárias e avançadas na jornada (meio e fundo de funil), é natural incluir mais informações e campos no formulário para qualificação dos leads.
Taxa de conversão
Após criada a landing page e ela começar a receber um alto volume de visitantes, é importante ficar de olho em algumas métricas para analisar o desempenho e realizar melhorias, sendo uma das principais a taxa de conversão.
A taxa de conversão de landing page é o percentual de visitantes que preenchem o formulário e se tornam leads. Ou seja, se dividirmos a quantidade de leads pela quantidade de visitantes da página e multiplicarmos por cem, temos o cálculo da taxa de conversão.
É importante entender o que é uma boa taxa de conversão em cada tipo de landing page. Aqui na Athex, consideramos uma boa performance de páginas mais de 30% de conversão para páginas de topo de funil e mais de 5% para fundo de funil.Contudo, cada nicho de mercado possui uma média diferente, então é importante realizar um benchmarking em fontes como a RD Station ou a pesquisa Panorama de Geração de Leads no Brasil, conforme ilustrado abaixo em um dos gráficos do relatório.
Características de uma landing page de alta conversão
Quais as técnicas que estabelecem uma landing page de alta conversão?
Essa é uma das partes mais importantes de todo o conceito que estamos abordando aqui neste texto. Isso porque são os fundamentos de otimização de conversão que irão definir se a sua landing page é um sucesso ou um fracasso.
Por isso, aqui estão as principais técnicas de conversão de uma landing page, além de outros fatores que podem elevar ou acabar com sua taxa de conversão.
Benefícios Claros e Persuasivos
Eu já vi muitas landing pages lindas com péssimo desempenho quando o benefício não era claro ou nem tinha muito valor. Convenhamos, você não deixa seus dados pessoais em uma página quando está com dúvidas ou a oferta não é muito tratativa, certo? Por isso, tenha certeza de que a entrega que você está fazendo é muito vantajosa para que os visitantes se sintam motivados a preencher o formulário.
Chamada para Ação (CTA) Clara e Visível
É muito comum também acontecer de ter uma boa estratégia, uma landing page bem criada, porém o CTA estar fraco ou não existir. É importante sempre ter um botão visível ao longo da página que leve o visitante direto para o formulário, deixando sempre claro que o objetivo de ele estar ali é de conversão.
Copy afiada
Em sintonia com os itens anteriores, a copy de toda a página deve ser muito persuasiva. Especialmente nos títulos, pois é somente o que a maioria das pessoas irá ler, portanto estes devem captar imediatamente a atenção dos visitantes e comunicar claramente o benefício que terão ao preencher o formulário.
Mínimos campos no formulário
Quanto mais campos no formulário, maior será o “trabalho” que o visitante terá em preencher. Concorda? Apesar de quanto mais informações tivermos, menor será o processo de qualificação, a quantidade de campos impacta diretamente na taxa de conversão. Portanto, solicite o mínimo de informações possíveis e utilize formulários inteligentes para garantir uma boa performance na página.
Gatilhos mentais
Os gatilhos mentais podem ser usados à vontade em uma landing page. Eles ajudam a gerar confiança nos visitantes e persuadir para a conversão. Existem dezenas de gatilhos que podem ser utilizados, mas os que considero mais adequados para landing pages são Especificidade, Simplicidade, Exclusividade, Prova social, Pessoalidade e Autoridade.
Público-alvo certo
De nada adianta fazer tudo certo na landing page e atrair o público errado, concorda? Muitas vezes, até tomamos ações erradas na otimização de uma landing page com baixa taxa de conversão, porque na verdade os visitantes não eram o público correto para ser atraído para a página. Portanto, ao analisar os dados de uma campanha, um dos pontos mais importantes é entender se os cliques para a página estão atraindo as pessoas certas, especialmente em campanhas de tráfego pago.
Velocidade de carregamento da página
Segundo pesquisa do Google, 53% das visitas tendem a ser abandonadas se a página levar mais de três segundos para carregar. Portanto, é fundamental ter uma página leve e hospedada em um servidor ou software rápido, como irei recomendar a seguir.
Como e onde criar uma Landing Page?
Com as ferramentas e templates disponíveis hoje em dia, qualquer empresa consegue criar uma landing page, mesmo sem muito conhecimento técnico.
Contudo, dependendo do seu objetivo de negócio e do investimento que irá fazer na sua estrutura de marketing digital, contar com uma agência especializada e inbound marketing pode fazer toda a diferença e a Athex pode te ajudar a criar landing pages de alta performance, além de outros serviços relacionados.
As principais plataformas que utilizamos para criar as landing pages de nossos clientes são:
RD Station Marketing
O RD Station é o melhor software de automação de marketing no Brasil e possui a funcionalidade de landing pages muito otimizada e integrada com fluxos de e-mails e WhatsApp, CRM, E-commerce, entre outros, incluindo possibilidade de realizar testes A/B automáticos. As landing pages são hospedadas diretamente dentro da plataforma, facilitando a estruturação e gestão das páginas.
WordPress
O WordPress é o sistema mais utilizado no mundo para criação de sites, tanto de forma institucional quanto em formato de Landing Page. Utilizando construtores de páginas como o Elementor, é possível personalizar ao máximo o design da sua página, além de ter poder utilizar milhares de templates prontos.