As Iscas Digitais nada mais são do que motivos para uma pessoa preencher um formulário e virar um lead para a sua empresa. Esse tipo de estratégia é um dos principais esforços em uma estrutura de inbound marketing de uma empresa.
Dentro desse cenário, as equipes de marketing precisam mapear os temas mais importantes nos estágios iniciais da jornada do cliente e criar as iscas digitais necessárias para aumentar o volume de novos leads entrando no funil de marketing.
Neste texto, vamos explorar em detalhes essa dinâmica e indicar quais são as melhores iscas digitais para você escalar a conversão de novos leads na empresa.
O que é uma isca digital?
Iscas digitais são conteúdos ou ofertas valiosas que uma empresa disponibiliza gratuitamente em troca das informações de contato de um visitante, como e-mail e nome. Essas iscas têm o objetivo de atrair e capturar leads, iniciando um relacionamento entre a empresa e potenciais clientes.
Características essenciais das Iscas Digitais
- Valor Percebido: A isca digital deve oferecer valor real ao usuário. Pode ser um conteúdo educacional, uma ferramenta útil ou uma oferta que resolva um problema específico do público-alvo.
- Gratuidade: É oferecida sem custo para o usuário, mas exige a troca de informações de contato, permitindo que a empresa inicie um relacionamento com o lead.
- Relevância: Deve ser altamente relevante para o público-alvo. A isca digital precisa alinhar-se com as necessidades, interesses e desafios da audiência.
- Qualidade: O conteúdo ou recurso oferecido deve ser de alta qualidade, bem produzido e informativo, estabelecendo a empresa como uma autoridade no setor.
A ideia por trás das iscas digitais é oferecer algo irresistível e de grande valor para a persona, incentivando-os a fornecer suas informações de contato em troca do conteúdo ou oferta.
Essa estratégia é fundamental no inbound marketing, pois ajuda a construir uma base de leads qualificados, educa o público sobre os produtos ou serviços da empresa e prepara esses leads para futuras conversões em clientes.
Por que devo usar essa estratégia na minha empresa?
Além de ser uma excelente porta de entrada para a sua empresa, as iscas digitais configuram uma forma eficaz de gerar autoridade e reciprocidade para seus leads.
Isso porque ao oferecer conteúdos de alto valor, as pessoas percebem que sua empresa entende do assunto e está disposta a ajudá-las desde o início da jornada de relacionamento.
Além disso, por meio de iscas digitais você também está educando seu público ao proporcionar conscientização sobre determinado assunto, apresentar soluções e conectar o tema aos produtos e serviços que sua empresa oferece.
Quais são as melhores ideias de iscas digitais?
Dentro de todo o universo do inbound marketing, existem dezenas ou centenas de formas de converter leads com iscas digitais. Contudo, ao longo dos anos temos visto algumas delas com uma performance acima da média. Confira abaixo quais são:
Ebook
O bom e velho e-book é campeão quando o assunto é gerar novos leads. Isso porque ele é extremamente versátil e pode ser utilizado em qualquer situação, para qualquer tipo de cliente e nicho de mercado. Um e-book é um arquivo, geralmente no formato de PDF, contendo informações extensas e aprofundadas sobre um assunto, tanto em texto quanto em imagens. É como se fosse um livro digital mesmo, porém tem a característica de ser mais breve, contendo cerca de 10 a 20 páginas.
Ferramentas, Planilhas e Templates
Esse tipo de isca digital é muito atrativo porque resolve um desafio pontual do seu público que precisa de recursos para executar as tarefas do dia a dia. Pode ser em formato de Planilha, Apresentação PPT, Ferramenta online, entre outros formatos parecidos. O objetivo é apresentar uma solução rápida e definitiva para uma questão como, por exemplo, uma planilha estruturada para descrever a jornada do cliente, como você pode visualizar clicando no banner abaixo.
Webinar Exclusivo
Preferida pelos infoprodutores do Instagram, essa isca digital também serve para qualquer empresa. Um webinar é uma espécie de aula, apresentação ou entrevista online e gratuita, realizada ao vivo, com o objetivo de trazer um conteúdo mais aprofundado sobre um tema. O que a torna muito atrativa, além do próprio conteúdo, são os gatilhos de exclusividade e escassez que ela aciona no público.
Infográfico
Os infográficos são grandes geradores de leads porque é uma isca digital de fácil consumo e alto valor agregado. Esse material rico geralmente é apresentado em formato de PDF, imagem, e-mail ou web page, levando para a sua persona informações de qualidade em formato mais visual.
Teste e Quiz
Para fechar as escolhas top 5 de iscas digitais da Athex, temos o formato de teste e quiz, que desafia e intriga seu lead para validar o seu conhecimento ou realizar um diagnóstico prático sobre uma questão. As pessoas sempre querem se provar para si mesmas, o que dá um embasamento psicológico para esse formato de conteúdo que funciona muito bem.
É só isso?
As iscas digitais citadas acima, são extremamente versáteis, funcionam para todo tipo de operação de inbound marketing e com certeza seu público vai gostar.
Contudo, existem dezenas de formatos que você pode utilizar e com certeza tem mais algumas ideias que podem ser bem atrativas para a sua persona. Confira abaixo outras opções que você pode explorar:
- Whitepapers
- Estudos de caso
- Checklists
- Cursos ou Minicursos Online
- Trial Gratuito
- Guias passo a passo
- Pesquisa de mercado
- Demo gratuita
- Modelos de contrato
- Kit de recursos de design
- Calendário de eventos
- Manuais
- Apresentação institucional
- Entrar para newsletter
Como fazer uma boa isca Digital?
Para criar uma boa isca digital, é essencial descrever a sua persona e sua jornada de compra para conhecer melhor seu público, entender as dores, desejos e necessidades do seu público-alvo.
Após definir quais iscas digitais você irá desenvolver, tenha em mente que para fazer bons materiais, você precisará se atentar a oferecer valor real, sendo útil e resolvendo um problema específico desse público.
Também é fundamental investir em um design atraente, pois uma boa apresentação visual faz toda a diferença.
Ao oferecer uma isca digital, estamos criando uma alta expectativa no lead, prometendo entregar um conteúdo realmente útil e impactante. Portanto, essa expectativa precisa ser atendida entregando materiais de qualidade.
Onde posicionar suas iscas digitais para converter leads
Com seus materiais prontos, é hora de escolher onde eles serão divulgados para que as pessoas tenham acesso. Confira abaixo algumas ideias de como posicionar as iscas digitais:
- Blog Posts: Inserir CTAs (chamadas para ação) ao longo dos seus artigos, como fizemos anteriormente com a planilha para descrever a jornada de compra.
- Pop-ups: Utilizar pop-ups inteligentes que aparecem no momento certo em seu site, blog, etc.
- Redes Sociais: Promover suas iscas nas plataformas sociais como story e link da bio, fazendo chamadas no feed também.
- E-mail Marketing: Enviar ofertas de iscas para sua base de contatos existente é uma ótima forma de evoluir no relacionamento ao longo do funil de inbound marketing.
- Tráfego Pago: Usar Google Ads, Meta Ads e outras plataformas para promover suas iscas também é uma boa opção.
Para concluir esse assunto, apenas destaco a importância de formulários, landing pages e outros recursos na conversão de leads.
Desenvolver iscas digitais não é uma tarefa tão fácil assim e a ideia central aqui é converter leads para que você possa construir relacionamentos e gerar oportunidades de vendas. Correto?
Nesse caso, é essencial ter uma forma de captar informações básicas como nome, e-mail e número de WhatsApp dos leads em troca do material. Isso pode soar um pouco inconveniente para muitas pessoas, mas acredite, sem esse “ganha-ganha” entre você e seu leads, não existe ROI no desenvolvimento de materiais.
Portanto, desenvolva suas páginas de captura, seus formulários para posicionar em locais estratégicos ou até mesmo chatbots para trocar as iscas digitais pelos dados de contato das pessoas, caso contrário você não terá um lead, apenas um visitante que irá visualizar sua isca digital e ir embora.