Sem ideia de conteúdo para postar nos stories do Instagram? Sem problemas! Estamos aqui para trazer diversos temas que podem ser abordados no modelo Story de post no Instagram e que pode ser replicado para outras plataformas também, como o Shorts do YouTube.
O Instagram é uma das principais rede sociais do mundo e aqui no Brasil ela é importante demais para sua empresa. E não importa se você tem um escritório de advocacia ou uma loja de cocadas, essa rede social é fundamental para suas estratégias de marketing digital.
Contudo, a maioria das empresas acaba se limitando ao feed do Instagram para publicar conteúdo. De fato, esse canal é muito eficaz e até fácil de terceirizar para uma agência de marketing digital realizar a maior parte do trabalho.
Entretanto, o Instagram é uma ferramenta com muito potencial para você ficar apenas no feed. Concorda? Estes são os recursos que o Instagram oferece para compartilhar conteúdo:
- Feed (fotos e vídeos)
- Carrossel de imagens e vídeos no feed
- Reels
- Story (assunto deste texto)
- Reposts
- Live
- Bio e destaques
Para cada um desses formatos é necessário pensar em uma estratégia de conteúdo e criar algo coerente.
Neste artigo de hoje vamos falar exclusivamente do Story, trazendo 6 dicas sobre o que postar e como criar conteúdo nesse formato. Vamos lá?
7 Dicas de conteúdo para o Instagram Stories
Existem centenas de ideias de conteúdo para postar no Instagram Stories, mas sem dúvidas essas 6 dicas que vamos passar aqui estão entre as que mais dão resultados.
Use a Caixinha de Perguntas
A famosa caixinha de perguntas é um dos conteúdos que mais geram engajamento. Além disso, ajudam bastante a criar mais e mais conteúdos com as respostas que você pode dar para cada pergunta enviada por um seguidor.
Contudo, uma coisa é importante considerar: estágio do funil.
Conteúdo como a caixinha de perguntas nos stories do Instagram são muito bons para se aproximar da audiência. Ou seja, se relacionar com quem já é seu seguidor.
Isso faz com que a sua persona tenha mais conhecimento sobre a sua empresa e se interessem mais pelos seus produtos e serviços.
Entretanto, para a estratégia de aumentar a quantidade de seguidores, a caixinha de perguntas não é a mais adequada.
Mostre os Bastidores
Como comentei anteriormente, o Instagram Stories é muito importante para se aproximar da sua audiência.
Por isso, mostrar os bastidores do seu negócio pode gerar bastante engajamento, porque todo mundo gosta de ver o dia a dia das outras pessoas e a “intimidade” das empresas pelos stories do Instagram!
Isso porque é um tipo de conteúdo mais descontraído, sem edições, o que torna seu perfil muito mais humano e interessante.
Aposte nas Enquetes
Quando você vai apresentar um conteúdo um pouco mais longo, que necessite três ou mais stories, é importante preparar os seguidores e usar técnicas que prendam a atenção deles.
Usar enquete no primeiro story antes de falar do conteúdo em si, faz com que as pessoas participem e se interessem mais em visualizar todos os stories.
Inclusive, se você colocar um título em cada um dos stories, isso vai aumentar ainda mais o engajamento.
Reposts e Depoimentos
Incentive seus seguidores a te marcarem nos stories deles para que você possa repostar no seu. Isso ajuda a gerar autoridade, prova e prova social, ainda mais se o conteúdo é um depoimento ou uma aprovação dos seus produtos e serviços.
Mas cuidado com a quantidade de reposts. Não deixe que esse seja o maior volume de conteúdos no seus stories, caso contrário é provável que as pessoas percam o interesse no seu conteúdo.
Faça Muitos Vídeos
De acordo com dados do próprio Instagram, conteúdos em vídeos nos stories geram 40% mais visualizações e a cada cinco vídeos, pelo menos um gera mensagem de direct.
Assim, dê prioridade para conteúdos em formato de vídeo para aumentar seus resultados.
Conte uma história
Conte uma história que gere conexão com seu público, podendo ser em uma série de diversos stories no instagram no mesmo dia. Lembre sempre de fazer uma chamada para ação (CTA) no último story.
Seja Comercial
Cerca de 10% de todo o conteúdo nos seus stories pode ser criado com uma abordagem comercial.
Isso significa mostrar os produtos e serviços, lançar promoções, explicar o processo de compra, tirar dúvidas, entre outros, sempre fazendo um link com as suas ferramentas de inbound marketing para gerar leads.
De forma geral, você terá mais resultados no Instagram se produzir conteúdo de valor e não ficar fazendo panfletagem digital.
Porém, 10 a 20% de conteúdo comercial vai fazer muito bem, afinal de contas as pessoas precisam ser lembradas de comprar.
As técnicas de conteúdo que o próprio Instagram recomenda
Ter ideias de conteúdo para os stories do Instagram é relativamente fácil. Contudo, é necessário compreender também a parte técnica da ferramenta e utilizar recursos importantes como marcar outros perfis, usar as ferramentas de edição, entre outros.
O próprio Instagram tem uma página com um conteúdo bem completo sobre como criar conteúdo para os stories e você pode acessar gratuitamente neste link: https://about.instagram.com/pt-br/blog/tips-and-tricks/instagram-story-tips-tricks