Toda empresa possui três destinos possíveis: falir, virar herança ou ser vendida (totalmente ou parcialmente). Por isso, quem está na gestão de uma empresa precisa pensar em seu valor de mercado e trabalhar o equity ao longo do tempo.
Isso não é mistério pra ninguém, mas o que pouco se fala é que o marketing digital pode ser um grande fator quando o assunto é valuation.
Neste texto vamos abordar quais são as principais estratégias de marketing digital que você deve ficar atento e favorecer o equity do seu negócio.
O que é equity em marketing?
O equity de uma empresa é muito abrangente e considera todas as áreas do negócio, estabelecendo seu valor de mercado conforme a metodologia de valuation adotada em uma possível transação de M&A.
Especificamente no marketing e considerando também a estrutura de vendas, temos ainda um aprofundamento em diversos subsistemas que podem potencializar o equity da empresa como um todo.
Isso porque dependendo da força da marca, do potencial de gerar novos negócios e dos ativos operacionais internos do departamento de marketing, em alguns casos isso por si só é capaz de representar até 90% do equity.
Veja o caso de grandes marcas como a Apple, que tem toda a sua gestão baseada na Califórnia, porém não produz um iPhone sequer. Ela tem sua rede de fornecedores de manufatura que produz basicamente tudo o que eles criam.
Outro exemplo é a Mormaii no Brasil. A empresa, que nasceu como uma grande fábrica de equipamentos para surfe, hoje produz apenas uma fração de seus produtos, pois licencia a marca para outros fabricantes produzirem também, enquanto ela se concentra na gestão da sua marca.
Mesmo em empresas de serviços, SaaS, entre outras que não vendem produtos físicos, é possível criar equity através do marketing, gerando um grande valor patrimonial.
Estratégias de marketing digital para criar equity
Abaixo listamos algumas das principais áreas do marketing digital de uma empresa que podem favorecer muito o equity.
Brand Equity
Brand equity é o valor que uma marca agrega aos produtos ou serviços de uma empresa além de seus atributos funcionais. Esse valor pode ser percebido tanto financeiramente quanto em termos de percepção do consumidor. O valor de uma marca é influenciada por vários fatores, incluindo:
- Reconhecimento: O quão bem a marca é conhecida e lembrada pelos consumidores.
- Imagem da Marca: As associações e percepções que os consumidores têm da marca.
- Lealdade: A fidelidade dos consumidores e a propensão deles a escolherem a marca repetidamente.
- Qualidade Percebida: A percepção dos consumidores sobre a qualidade dos produtos ou serviços da marca.
- Associações: As ligações emocionais, funcionais ou simbólicas que os consumidores fazem com a marca.
Uma marca com alto valor de mercado tende a ter vantagens competitivas significativas, como a capacidade de cobrar preços premium, maior lealdade dos clientes, e melhores resultados financeiros.
A construção de brand equity envolve estratégias de marketing bem planejadas e executadas, que incluem publicidade eficaz, consistência na mensagem da marca, experiência positiva do cliente e inovações contínuas.
Base de clientes
Uma empresa que possui uma grande base de clientes ativos possui um grande potencial para equity. Como comentado anteriormente, a lealdade dos clientes, quando alta, favorece o brand equity.
Além disso, uma empresa que possui muitos clientes também tem a possibilidade de apresentar novas soluções, com produtos e serviços complementares, para aumentar sua geração de receita.
Em muitos casos, empresas são compradas por completo apenas por terem uma base de clientes muito atrativa para aquela que a adquiriu multiplicar rapidamente seu faturamento.
Previsibilidade de demanda com baixo CAC
Depois do brand equity, a capacidade que uma empresa tem de gerar novos leads e receita de modo previsível, com um custo de aquisição (CAC) lucrativo, talvez seja uma das características que mais aumentam o valor de mercado de uma empresa.
Isso porque ao ser avaliada pela ótica do fluxo de caixa descontado, uma empresa que possui uma estrutura de inbound marketing marketing e vendas que já segue uma tendência positiva de crescimento, tem a possibilidade de realizar uma projeção de faturamento mais confiável, aumentando a motivação de potenciais compradores.
Empresas que possuem um histórico de realizar muitas vendas, porém apenas em momentos pontuais e com muito esforço de orçamento de mídia, não possuem previsibilidade e, por isso, tem sua percepção de valor de mercado diminuída.
Base de leads
Na mesma lógica da base de clientes, ter uma audiência qualificada em uma base de leads de pessoas que concederam o consentimento para tratamento dos dados, pode ser uma ótima oportunidade para gerar negócios.
Inclusive, essa é uma grande premissa para muitos planos de negócios que começam sua operação formando uma audiência para posteriormente oferecer produtos e serviços criados a partir das necessidades da própria base de leads.
Volume de acessos orgânicos ao site
Para gerar leads e também ser reconhecido no mercado, ter um alto volume de acessos orgânicos no seu site com certeza é um grande fator.
Existem empresas que vendem somente por meio do tráfego orgânico, apesar de que poderiam ter um sucesso ainda maior ao complementar com o tráfego pago.
Contudo, isso não tira o valor de mercado que elas possuem, já que construir um tráfego orgânico exige muita dedicação de SEO e produção de conteúdo, construindo o equity ao longo do tempo com os resultados desse investimento.
Equipe de marketing e Base de conhecimento
Sabemos que apesar de muitas “fórmulas” prontas do marketing digital, fazendo com que as estratégias fiquem bem parecidas (afinal, quem não sabe que tem que investir em produção de conteúdo, tráfego e ser ativo nas redes sociais?), a realidade de cada empresa é única.
Isso significa que mesmo com todas as ferramentas disponíveis no mercado, ainda assim a empresa deverá trilhar seu caminho e construir seus resultados de marketing ao longo do tempo.
Esse aprendizado de equipe e de estrutura de marketing digital, tem muito valor. Pois uma empresa com maturidade e com uma estrutura sólida, consegue tomar decisões e ser criativa de forma muito mais eficaz, otimizando recursos e projetando o crescimento.
Isso tem bastante valor de mercado e quem estiver interessado em comprar a sua empresa certamente irá analisar esse fator.
Contratos com influenciadores e terceiros
Por último, mas não mesmo importante, seus contratos com fornecedores para compor sua estrutura de marketing como um todo também tem valor.
Especialmente se você tiver ao lado da sua marca uma grande personalidade que não aceita qualquer proposta para ser embaixador(a).
Organize muito bem seus contratos, pois eles podem representar um grande plus no valor de mercado da sua empresa e favorecer o equity.