A automação de marketing é uma excelente estratégia para empresas conseguirem se relacionar com um grande número de pessoas na internet, de forma personalizada dentro da jornada de compra do cliente.
Empresas que utilizam a automação de marketing conseguem ampliar sua atuação no mercado de forma muito eficaz, com um custo reduzido, já que as ferramentas de automação fazem a maior parte de todo o trabalho.
Vamos explicar neste texto os principais motivos e benefícios de utilizar a automação para potencializar os resultados do inbound marketing, com estratégias de e-mails, remarketing, WhatsApp e qualificação de leads no funil.
O que é Automação de Marketing?
A automação de marketing significa a utilização de softwares para literalmente automatizar o relacionamento com os leads durante a jornada de compra no funil de inbound marketing, de forma personalizada e eficaz na transformação de leads em oportunidades reais de venda.
Ou seja, o software de automação permite a uma empresa aumentar a amplitude e escala de envio de mensagens e mensuração de dados para trazer performance e volume de qualificação de leads.
Por que automatizar o marketing na empresa?
Para ter sucesso nas vendas utilizando a internet, precisamos considerar que é necessário um volume muito grande de interação com pessoas que se encaixam no seu público-alvo.
Contudo, como você já deve ter percebido, quando isso é feito de forma manual, dá muito trabalho e custa caro.
Sendo assim, empresas de tecnologia como a RD Station criaram softwares especializados para executar esse trabalho, possibilitando enviar mensagens personalizadas através de e-mails e WhatsApp para seus leads e monitorar o comportamento dessas pessoas quando elas abrem ou clicam nas mensagens.
Com isso, dentro desse mar de gente na internet que estão constantemente interagindo com diversas empresas, conseguimos identificar quais delas estão realmente interessadas nos nossos produtos e serviços, possibilitando concentrar esforços naquelas pessoas com maior potencial de virarem clientes.
Confira a seguir os principais benefícios da automação de marketing para as empresas atingirem todo esse potencial de vendas online.
3 Principais benefícios da automação de marketing
Se colocarmos no papel todas as possibilidades da automação de marketing, teríamos uma grande lista, pois os softwares de automação estão cada vez mais sofisticados e adaptados às exigências das operações de marketing digital das empresas.
Contudo, vale a pena destacar os principais benefícios, pois se existissem apenas esses, já seria motivo suficiente para todas as empresas utilizarem a automação de marketing para crescer o faturamento e não ficar para trás (porque é muito provável que seu concorrente já esteja utilizando essa estratégia).
Personalização dos fluxos de e-mail marketing
Você pode até achar que o e-mail marketing é coisa do passado, mas os dados provam o contrário e esse canal de relacionamento ainda funciona muito bem, obrigado.
Utilizando um software de automação de e-mail marketing, é possível criar fluxos de envios automáticos de e-mails conforme um gatilho que você definir, podendo ser uma conversão em landing page, por exemplo.
Ao criar fluxos personalizados, conforme o perfil e comportamento das pessoas, você identifica quais e-mails devem ser enviados para quais pessoas, em um volume muito grande.
Vamos supor que mil pessoas se convertam em uma landing page que você criou, sendo que 50% tem um perfil para um produto X e o restante para um produto Y bem diferente.
Não faria sentido enviar o mesmo e-mail para todas as pessoas, concorda? Nesse caso, o correto é criar uma automação com dois caminhos diferentes e colocar as pessoas para receber os e-mails certos.
Nutrição de leads que não estão prontos para comprar
Um dos maiores erros que podemos cometer é tentar vender para quem ainda não está pronto para comprar.
De acordo com a pirâmide de Chet Holmes, apenas 3% do mercado está nesse estágio de tomada de decisão. E os outros 97%, o que fazer? É simples, atraia para a sua base por meio de conteúdos de valor e crie uma cadência de nutrição.
Isso significa automatizar o envio de e-mail marketing com conteúdos educativos, mensagens que estreitam relacionamentos e estratégias de qualificação para avanço no funil de inbound marketing.
Também é possível automatizar o disparo de mensagens no WhatsApp, criar campanhas de anúncios de remarketing nas redes sociais, entre outras formas de comunicação para fazer os leads evoluírem no funil, mas com muita inteligência para não abordar ninguém na hora errada e sem jeito.
O ciclo de compra de um cliente varia de empresa para empresa, mas é fato que boa parte das pessoas que começam a interagir com a sua marca levarão meses, ou até mesmo anos, até tomarem uma decisão de comprar algo.
Dentro desse cenário, é necessário entender quais leads estão em quais etapas dentro da jornada de compra, enviando para o time de vendas ou oferecendo promoções somente aos leads que estão com maior probabilidade de conversão e deixar nos fluxos de nutrição quem ainda não está pronto.
Menor custo de aquisição de clientes (CAC)
Dentro de toda a operação de marketing e vendas em uma empresa, o salário das equipes é um dos custos mais significativos.
E para conseguir escalar os resultados de vendas, inevitavelmente terá que ir atrás de mais leads, qualificá-los e identificar as oportunidades de vender mais.
Considerando esses fatos, fazer isso de forma manual requer a contratação de mais e mais profissionais para ampliar a operação. Imagine o quanto isso poderia gerar de custo e aumentar o seu CAC (custo de aquisição de cliente)?
A automação de marketing não é apenas uma questão de adaptação à preferência de consumo dos clientes atualmente, mas também uma forma de conseguir viabilizar a sua operação de marketing e vendas.
Ao aumentar a escala de interação com clientes de forma automatizada, você evita maiores custos e consegue manter o CAC dentro de um valor saudável para a lucratividade da sua empresa.
Quais são as ferramentas para automação de marketing
Para colocar todas essas estratégias de automação de marketing em operação, você precisará de um sistema que tenha as funcionalidades certas.
Abaixo, recomendamos algumas opções que cumprem com o que citamos nesse texto de benefícios de automação de marketing para empresas. As ferramentas estão em formato de ranking com base na avaliação da nossa equipe aqui na Athex:
- RD Station Marketing: segura, confiável e com o melhor custo benefício. Possui planos com diferentes preços para atender todos os tipos e portes de empresas que precisam de automação de marketing. É a ferramenta mais utilizada no Brasil;
- Hubspot: pioneira na automação de marketing nos EUA, essa ferramenta também é bastante confiável, porém é mais complexa e exige um pouco mais de conhecimento técnico para operar;
- ActiveCampaign: outra opção muito conhecida no Brasil, possui as funcionalidades básicas e automação, tem editores de e-mail marketing e landing page mais avançados, porém é menos eficaz que as anteriores para gestão de funil de marketing como um todo;
- Leadlovers: muito útil para empresas que precisam de área de membros para parte de cursos online;
- Mailchimp: uma das maiores vantagens é que essa ferramenta oferece um plano gratuito inicial para operações de automação mais simplificadas.
Preciso ter uma agência para criar as automações de marketing na minha empresa?
Optar por contratar uma agência especializada em inbound marketing pode ser uma excelente alternativa para empresas que não possuem times internos de marketing com experiência em conversão e automação de marketing.
Uma agência como a Athex Marketing Estratégico poderá realizar a implementação da ferramenta certa e criar jornadas de nutrição de e-mails e mensagens de WhatsApp, além de configurar a qualificação de leads automática para gerar oportunidades de vendas de forma contínua.
Nós temos mais de 10 anos de experiência em marketing digital e acompanhamos toda a evolução do inbound marketing no Brasil, criando cases de sucesso com diversos clientes na implementação e gestão de automação de marketing.
Somos uma das poucas agências RD Station Partners nível Diamond no Brasil e estamos prontos para implementar a automação de marketing na sua empresa! Clique aqui e entre em contato conosco.