Marketing e publicidade estão dentro do mesmo universo profissional, mas se tratam de coisas diferentes. Enquanto a primeira função é mais estratégica e abrangente, a publicidade é uma das partes mais específicas.
Apesar disso, é muito normal as duas coisas se sobreporem e causarem dúvidas, especialmente na hora de contratar uma agência. Será que para o momento da sua empresa, seria melhor uma agência de publicidade ou uma agência de marketing?
Continue a leitura que você vai descobrir a diferença entre as duas, vantagens e desvantagens de cada uma e como tomar a decisão do perfil de agência para contratar.
O que faz uma agência de publicidade?
Uma agência de publicidade é especializada na criação e execução de campanhas publicitárias. Seu foco está em promover produtos e serviços por meio de canais pagos, como televisão, rádio, outdoors, revistas, jornais e, claro, meios digitais.
Essa agência tem um perfil focado na divulgação, o que torna seus processos e perfil dos profissionais mais orientados para o lado criativo das campanhas e para o esforço de branding.
Por outro lado, a agência de publicidade é mais dependente de uma estratégia de marketing já estabelecida pelos seus clientes, já que a atividade principal de uma agência publicitária é justamente a publicidade.
Ainda, muitas agências de publicidade, por estarem mais focadas na divulgação e no reconhecimento da marca, acabam não dando tanta atenção para a performance de geração de demanda, algo mais presente no dia a dia de uma agência de inbound marketing.
Contudo, a publicidade é uma peça fundamental no universo do marketing, pois faz com que uma empresa consiga transmitir sua mensagem de maneira assertiva ao público-alvo.
O que faz uma agência de marketing?
Uma agência de marketing oferece um espectro mais amplo de serviços, focando não apenas na publicidade, mas em todo o processo de atração, conversão e retenção de clientes.
Ou seja, antes de iniciar as campanhas publicitárias, uma agência de marketing irá criar um planejamento de marketing abrangente, buscando compreender e criar planos de ação tanto para a parte da divulgação quanto para a performance de geração de demanda (leads qualificados).
Uma agência de marketing pode não ter os profissionais mais criativos do mercado (pois muito provavelmente eles estarão dentro de uma agência de publicidade), contudo se torna uma agência mais completa.
Isso porque a agência de marketing possui o lado estratégico muito bem desenvolvido, além de compreender e executar com qualidade todos os processos de geração de demanda como SEO, produção de conteúdo, inbound marketing, mídia paga, integração entre funis de marketing e vendas, entre outros.
Por outro lado, ao contratar uma agência de marketing, é necessário entender que o trabalho exige um pouco mais de complexidade e os resultados podem demorar um pouco mais para acontecer, já que a agência irá fazer um trabalho de base antes de sair divulgando os produtos e serviços de “qualquer jeito”.
Vantagens e desvantagens das duas agências
Confira abaixo comparação entre a agência de publicidade e a agência de marketing:
Agência de Publicidade
VANTAGENS
- Mais criativa
- Especializada em publicidade
- Bom para públicos de massa
DESVANTAGENS
- Necessidade de maior orçamento publicitário
- Dependente de uma estratégia já criada
- Menor personalização das campanhas
Agência de Marketing
VANTAGENS
- Cria toda a estratégia
- Focada em resultados
- Bom para vendas complexas e mercados de nicho
- Visão de longo prazo
DESVANTAGENS
- Menos criativa
- Gera mais reuniões de discussão estratégica
- Necessita de fluxo de informações mais intenso entre empresa e agência
Qual agência devo contratar?
Ambas as agências desempenham papéis cruciais no crescimento e sucesso de uma empresa, mas de maneiras diferentes.
Compreender as distinções entre uma agência de publicidade e uma agência de marketing ajuda a tomar a decisão certa conforme as necessidades específicas do seu negócio.
Avalie seus objetivos, orçamento e expectativas de resultados para escolher a parceria que melhor se alinha à sua estratégia de crescimento.
Se a sua empresa busca construir uma estrutura de marketing mais robusta e gerar resultados consistentes com o tempo, uma agência de marketing é a melhor opção.
Porém, se você já tem um time de marketing interno que controla toda a estratégia e precisa de campanhas mais criativas para atingir um grande volume de pessoas (e sabendo que o orçamento para compra de mídia deverá ser alto), então uma agência de publicidade tende a ser a melhor escolha.
Contudo, vale a pena entender também até que ponto a agência que você escolher “não é boa” em determinada área. Isso porque dependendo do perfil de clientes da agência que você está avaliando, essa empresa poderá ter se adaptado a exigências e desenvolvido competências tanto estratégicas quanto publicitárias.
Esse modelo de agência mais completa também existe, conseguindo atender de modo satisfatório todas as necessidades dos clientes.
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A Athex é uma agência de marketing digital que possui um perfil abrangente, tanto pelo lado publicitário e de branding, quanto pelo lado de performance de inbound marketing para geração de demanda com SEO e tráfego pago.
Nos tornamos uma agência completa pelo fato de a Athex ter sido resultado de uma fusão entre duas agências que, juntas, possuem equipes que conseguem atender um escopo de serviços muito mais amplo.
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